sexta-feira, 22 de abril de 2011

Complexidade!


Por mais que eu fique

Refaça os mesmos percursos
Retome as mesmas ruas
Às mesmas horas do dia
Por mais que eu fosse a mesma
Por mais que eu fosse bonita



Tudo estará lá, tudo estará lá,

Exceto você...


És como o Mar

És como o mar porque me despertas os sentidos com teu odor
Como que uma maresia trazida pelo vento
Quem me enfeitiça e me embala para ti.
És como o mar para quem corro de braços estendidos,
Na espuma dos teus olhos em meu encalço,
Cobrindo os meus, com teus cabelos
De algas que se enrolam no meu querer.
És como o mar que me envolve completamente
Nos seus braços de água 
Que me acariciam e a refrescam
Do suor que o teu desejo tem de me molhar.
E me deixa o sabor a sal dos teus lábios.
És como o mar.... Ai, impossível de todo o abraçar
Que por mais que se me possa estender
Perde-se de vista a delícia de se ser abraçado
És como o mar...
Muito mais do que se vê...
Muito mais do que se sente...
Infinitamente...
O meu Mar!



Tão simplesmente...





Ama-me por Amor somente

"Ama-me por amor somente.

Não digas: "Amo-a pelo seu olhar,
o seu sorriso, o modo de falar
honesto e brando. Amo-a porque se sente
minh'alma em comunhão constantemente
com a sua".


Porque pode mudar
isso tudo, em si mesmo, ao perpassar
do tempo, ou para ti unicamente.


Nem me ames pelo pranto que a bondade
de tuas mãos enxuga, pois se em mim
secar, por teu conforto, esta vontade
de chorar, teu amor pode ter fim!
Ama-me por amor do amor, e assim
me hás de querer por toda a eternidade."



Coisas de capuz

Relembro estas palavras - não necessariamente estas exactas ou mesmo a origem; apenas a ideia -, umas vezes conscientemente, outras vezes nem tanto, e, regularmente, tentando que outros as possam e se esforcem por interiorizá-las. Obviamente que estas, em concreto, são sábias na simplicidade da forma com que expressam a ideia e estão reforçadas de verdade pela coerência de vida de quem as expressou.
Acho que elas dizem tudo sobre o nosso esforço pessoal em tentarmos a perfeição da dádiva aos outros, do amor universal, do desprendimento de nós próprios.
Mas, quando as ouvi há pouco, senti como elas se têm aplicado sempre e sobretudo a mim... Isto é, apesar de as ver perspectivadas mais nos outros, a lembrança delas só prova que elas se mantém ainda presentes no meu caminho, que elas se mantém pertinentes no meu esforço diário de lhes ser fiel. Por muito que nos esforcemos por as cumprir com sucesso, há sempre algo que podemos melhorar. No fundo, na nossa natural imperfeição humana estas palavras encontram sempre validade.
Poder-se-ia dizer que seria então frustrante esse esforço, mas na realidade, ao evoluirmos na verdadeira interiorização da mensagem e, consequentemente, nos resultados que ela implica nos outros ao por-mo-la em prática, o testemunho poderá gerar uma onda de reacção naqueles a quem chegamos e tudo (muito mais do que somente nós) estará muito mais perto dessa perfeição aparentemente inalcansável. É um esforço que resulta na santidade de não desistir, esse meio caminho que nos leva à eternidade... à plenitude de VIVer.


"Ó Mestre,
fazei com que eu procure mais consolar,
que ser consolado;
Compreender, que ser compreendido;
Amar, que ser amado;
Pois é dando que se recebe"

Voltei para o Sol

Entrei por acaso... É que, de facto, não sei porque entrei pois poderia tê-lo feito noutra altura, num outro lugar, e nessa altura algo me deteve... Mas agora quase que entrei como se tivesse sido chamado...
Ele estava lá, bem como outros (poucos) mas o silêncio de se ESTAR era a mais forte presença sentida.
Fiquei, por alguns momentos, sentindo o acolhimento da iluminação do espaço pelo contraste entre a luz artificial e a luz natural e entendendo que, qualquer que seja a natureza da luz, ela existedentro de nós mesmos e só por ela poderemos distinguir e chegar aos outros. Se, em nós, essa luz não for encontrada tudo o mais se manifestará cinzento e sombrio ao nosso olhar.
Nessa hora poderemos saborear como a inteligência humana esclarecida e iluminada pode de texturas, superfícies, planos monocoloridos, cenários envolventes e aconchegados, planos da beleza do contraste, da co-presença das formas, da magia das imagens,  azer palavras, mensagens que nos são passadas ou despertadas.
Ele continuou a iluminar quem por lá ia passando e eu voltei para o Sol.




Creio ter encontrado nessa tarde




Olhos que sorriem ao falar



Nascem cada dia mais alegres



Cantam à noite um embalar.



E nesse sonho que é só meu



Inundando de magia o coração



Seguem lado a lado o destino



Aumentando o desatino



Onde apenas resiste o amor por ti...


















Sonhar...
















"Sonhar é maravilhoso

mas não te aproxima do que queres!"












Fizeram a gente acreditar que amor mesmo, amor pra valer, só acontece uma vez, geralmente antes dos 30 anos. Não contaram pra nós que amor não é acionado, nem chega com hora marcada. Fizeram a gente acreditar que cada um de nós é a metade de uma laranja, e que a vida só ganha sentido quando encontramos a outra metade. Não contaram que já nascemos inteiros, que ninguém em nossa vida merece carregar nas costas a responsabilidade de completar o que nos falta: a gente cresce através da gente mesmo. Se estivermos em boa companhia, é só mais agradável. Fizeram a gente acreditar numa fórmula chamada dois em um: duas pessoas pensando igual, agindo igual, que era isso que funcionava. Não nos contaram que isso tem nome: anulação. Que só sendo indivíduos com personalidade própria é que poderemos ter uma relação saudável.


Fizeram a gente acreditar que casamento é obrigatório e que desejos fora de hora devem ser reprimidos. Fizeram a gente acreditar que os bonitos e magros são mais amados, que os que transam pouco são caretas, que os que transam muito não são confiáveis, e que sempre haverá um chinelo velho para um pé torto. Só não disseram que existe muito mais cabeça torta do que pé torto. Fizeram a gente acreditar que só há uma fórmula de ser feliz, a mesma para todos, e os que escapam dela estão condenados à marginalidade. Não nos contaram que estas fórmulas dão errado, frustram as pessoas, são alienantes, e que podemos tentar outras alternativas. Ah, também não contaram que ninguém vai contar isso tudo pra gente. Cada um vai ter que descobrir sozinho. E aí, quando você estiver muito apaixonado por você mesmo, vai poder ser muito feliz e se apaixonar por alguém ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário