domingo, 10 de abril de 2011

Reflexões...

Para você parar uns minutinhos do seu dia e refletir sobre sua vida.... Vale à pena!!!










O Bambu chinês...

Imagem do bambu-chinês


Depois de plantada a semente do bambu chinês, vê-se durante quatro anos apenas o lento desabrochar de um diminuto broto.Não se percebe que ali está um pé de bambu. Durante quatro anos,todo o crescimento é subterrâneo,numa estrutura de raiz, que se estende pela terra. Mas no quinto ano,entretanto, de forma surpreendente, para os que não conhecem, o bambu chinês começa crescer rapidamente, até atingir vinte e quatro metros.
Este texto tem a ver com a nossa vida. Muitas vezes esperamos resultados imediatos e nos sentimos frustrados ao não atingi-los, você trabalha, investe tempo e esforço, faz tudo o que pode para nutrir o seu crescimento e, às vezes, não se vê nada por semanas, meses ou mesmo anos.
Temos que ter paciência; o “quinto ano” chegará, e, da mesma forma que com o bambu chinês, muitos ficarão surpreendidos. Agora, se você cortar o broto, não teremos um pé de bambu.
O bambu chinês só atinge os vinte e quatro metros porque, durante quatro anos, desenvolveu uma maciça estrutura de raiz.







CONVITE À REFLEXÃO:
(As três Peneiras)

Conta-se que certa vez Sócrates, o filósofo grego, foi procurado por um amigo,para contar-te algo sobre um amigo comum.
- quero contar-lhe algo sobre o Andréas que vai deixar-te boquiaberto.
-Espera- interrompeu o filósofo – passastes o que vais dizer pelas três peneiras?
-Peneiras? Espantou-se o interlocutor.
-Primeira:a coisa que me contarás é verdade?
- Assim creio, alguém de confiança contou-me – diz o amigo...
-Bem! Alguém disse... Vejamos a segunda:a coisa que me contarás é boa?
O outro hesitante...
– Não exatamente...
Sócrates continuou:
-Isto começa a me esclarecer. Verifiquemos a terceira peneira, a prova final. O que tens a me contar é útil para mim,você e o Andréas?
-Não, não e não.
- Então,a coisa que tens a me contar não é certamente verdade,nem boa, nem útil; assim,não pretendo conhece-la e aconselho-te a não divulga-la.

Se, pois alguém nos procurar para falar de outro,façamos o teste das três peneiras:
É verdade? É bom? É útil?
Se negativo, evitemos ser parte integrante de bisbilhotices,mexericos de pessoas ávidas por “novidades” sobre a vida alheia.





CONVITE À REFLEXÃO:
(LEMBRE-SE:)

“Se você está triste porque perdeu seu amor,lembre-se daquele que não teve um amor para perder.
Se você se decepcionou com alguma coisa, lembre-se daquele cujo nascimento já foi uma decepção.
Se você está cansado de trabalhar, lembre-se daquele que, angustiado, perdeu um emprego.
Se você reclama de uma comida mal feita, lembre-se daquele que morre faminto sem um pedaço de pão.
Se um sonho seu foi desfeito,lembre-se daquele que vive um pesadelo constante.
Se você anda aborrecido, lembre-se daquele que Espera um sorriso seu.

Se você teve
Um amor para perder,
Um trabalho para cançar,
Um sonho desfeito,
Uma tristeza para sentir,
Uma comida para reclamar...
Lembre-se da agradecer a Deus!
Porque existem muitos
Que dariam tudo para ficar no seu lugar..”



CONVITE À REFLEXÃO:
(Mais tempo para viver)

Um rei da Índia condenou um homem à morte.
O homem implorou que a sentença fosse comutada e acrescentou:
-Se o rei for misericordioso e poupar-me a vida, dentro de um ano ensinarei o seu cavalo a voar.
- Combinado – disse o rei. – mas se no final desse período o cavalo não souber voar, você será executado.
Quando, mais tarde, cheia de ansiedade, a família do homem perguntou-lhe como planejava obter sucesso, ele respondeu:
- No correr de um ano, pode ser que o rei morra, ou que o cavalo morra, ou,quem sabe, que o cavalo até aprende a voar...


CONVITE À REFLEXÃO:
(O que realmente importa?)

Conta-se que, no século passado, um turista americano foi à cidade do Cairo, no Egito. Seu objetivo era visitar um famoso rabino, o turista ficou surpreso ao ver que o rabino morava num quarto simples, cheio de livros. As únicas peças de mobília, eram uma mesa e um banco.
- Onde estão os seus móveis? - perguntou o turista.
E o rabino,bem depressa, perguntou também:
- E onde estão os seus?
- Os meus? – perguntou o turista – Mas eu estou aqui só de passagem!
- Eu também! Disse o rabino.


 CONVITE À REFLEXÃO:
(O aprendiz)

Um feiticeiro africano conduz seu aprendiz pela floresta. Embora mais velho, caminha com agilidade, enquanto seu aprendiz escorrega e cai a todo instante.
O aprendiz blasfema, levanta-se, cospe no chão traiçoeiro, e continua a acompanhar seu mestre.
Depois de longa caminhada, chegam a um lugar sagrado. Sem parar, o feiticeiro dá meia volta e começa a viagem de volta.
Você não me ensinou nada hoje - diz o aprendiz, levando mais um tombo.
- Ensinei sim, mas você parece que não aprende - responde o feiticeiro.
- Estou tentando lhe ensinar como se lida com os erros da vida.
- E como lidar com eles?
- Como deveria lidar com seus tombos - responde o feiticeiro.
- Em vez de ficar amaldiçoando o lugar onde caiu, devia procurar aquilo que te fez escorregar.


CONVITE À REFLEXÃO:
(Amor ao próximo)

"Certa vez, li uma história sobre um grupo de judeus que estava fugindo dos nazistas. Estavam subindo uma montanha e levavam com eles os doentes, os idosos e as crianças.Muitos dos idosos caiam ao longo do caminho e diziam:
- Somos um estorvo.Continuem em nós.
E recebiam como resposta:
- As mães precisam descansar de vez em quando. Portanto, em vez de ficarem aí sentados e morrerem, por favor, peguem as crianças e andem até onde puderem.
Assim que pegavam as crianças e começavam a andar, todos os idosos conseguiam atravessar a montanha. Tinham uma razão para viver. "


CONVITE À REFLEXÃO:
(A criança especial) 

Deus passeando sobre a Terra, seleciona seus instrumentos para a preservação da espécie humana com grande cuidado e deliberação. A medida em que vai observando, Ele manda os seus anjos fazerem anotações em um bloco gigante.

"Elizabete Souza…vai ter um menino. Santo protetor da mãe: São Mateus".

"Mariana Ribeiro…menina. Santa protetora da mãe: Santa Cecília".

"Claudia Antunes…esta terá gêmeos. Santo protetor…mande São Geraldo protegê-la. Ele esta acostumado com quantidade".

Finalmente Deus dita um nome a um dos anjos, sorri e diz: "Para esta, mande uma criança especial.

O anjo cheio de curiosidade pergunta: "Porque justamente ela Senhor? Ela é tão feliz."

"Exatamente, responde Deus, sorrindo. Eu poderia confiar uma criança deficiente a uma mãe que não conhecesse o riso? Isto seria cruel!

"Mas será que ela terá paciência suficiente?"

" Eu não quero que ela tenha paciência demais, senão ela vai acabar se afogando num mar de desespero e auto-compaixão. Quando o choque e a tristeza passarem, ela controlará a situação. Eu a estava observando hoje, ela tem um conhecimento de si mesma e um senso de independência, que são raros, e ao mesmo tempo, tão necessários para uma mãe. Veja a criança que vou confiar a ela, tem todo o seu mundo próprio. "Ela tem que trazer esta criança para o mundo real e isto não vai ser nada fácil".

"Mas Senhor, eu acho que ela nem acredita em Deus!"

Deus sorri. "Isto não importa, dá-se um jeito. Esta mãe é perfeita. Ela tem a dose exata de egoísmo de que vai precisar.

O anjo engasga. "Egoísmo? Isto é uma virtude?"

Deus balança a cabeça afirmativamente. "Se ela não for capaz de se separar da criança de vez em quando, ela não vai sobreviver. Sim, aqui está a mulher a quem eu vou abençoar com uma criança menos "perfeita" do que as outras. Ela ainda não tem consciência disto, mas ela será invejada".

"Ela nunca vai considerar banal qualquer palavra pronunciada por seu filho. Por mais simples que seja um balbucio dessa criança, ela o receberá como um grande presente".

"Nenhuma conquista da criança será vista por ela como corriqueira. Quando a criança disser "MAMÃE" pela primeira vez esta mulher será testemunha de um milagre e saberá recebê-lo. Quando ela mostrar uma árvore ou um por-do-sol ao seu filho e tentar ensiná-lo a repetir as palavras "árvore" e "sol", ela será capaz de enxergar minhas criações como poucas pessoas são capazes de vê-las.

"Eu vou permitir que ela veja claramente as coisas que Eu vejo: ignorância, crueldade e preconceito. Então vou fazer com que ela seja mais forte do que tudo isso. Ela nunca estará sozinha. Eu estarei a seu lado a cada minuto de cada dia de sua vida, porque ela estará fazendo meu trabalho e estará aqui ao meu lado".

E qual será o santo protetor desta mãe? Pergunta o anjo, com caneta na mão.

Deus novamente sorri. "Nenhum! Basta que ela se olhe num espelho".




Nenhum comentário:

Postar um comentário